Zé Andrade
Menu

O Artista

Zé Andrade

Tudo é a mesma coisa. Até passar pelo fogo (paixão), que transmuta tudo na matéria mais resistente ao próprio tempo. Aí vira terracota ou cerâmica.

Aqui está uma pequena mostra, uma fase daquilo que faço. E nunca sei qual será a próxima, porque faz parte do não aprisionar a vida. Dar sempre asas ao Espírito para que se manifeste, se faça. Ele é maior e melhor do que eu: sou só aprendiz nos seus caminhos.

Nesta fase de personagens humanistas/culturais falo de um Brasil que deu e dá certo. Da humanidade da qual me orgulho de pertencer, de ser da mesma espécie. Acredito que o homem se constrói pelo seu fazer. Não estou aqui gratuitamente. O trabalho de um ser sensível é contribuir para melhorar o mundo, em todos os seus aspectos: estéticos, sociais e afetivos. Contribuir para a formação de um mundo melhor de forma lúdica, inventiva, tolerante, terna e generosa.

Agradeço a todos que admiram, compram ou vendem o que faço: é o elogio mais importante, definitivo e grande estímulo para criar, seguir em frente.

Minha Ópera

Criação do Personagem

A escolha depende de QUEM É, o QUE FEZ e o QUE REPRESENTA a figura a ser retratada. O que fez, a sua obra contada por si ou por outros. Se escritor, seus livros, sua poética e o ser humano que foi ou é. Se compositor, as suas letras, sua poética, sua música. Esses dados valem para todas as áreas das personagens que eu crio: cinema, artes plásticas, humanidades, etc. O meu trabalho é realizado depois de muita pesquisa, critério e paixão.

Forma de Gesso

Para realização de mais de uma peça é necessária a criação da Forma e o material utilizado para essa empreitada é o Gesso estuque, usado também na área de construção.

Quando resolvo criar algumas dessas imagens é por um impulso de valorizar e lembrar a obra que realizam ou realizaram na vida. São pessoas que não deveriam ser esquecidas, mas lembradas sempre, pela capacidade de esforço, criação e superação . Enfim uma história vivida intensamente. Para criação de um personagem eu preciso de informação, emoção e imagem, tudo que possa ajudar nesse processo.

Terra - Argila

O material que uso para criação dos personagens é encontrado em todo o Planeta Terra e dela que se retira também o silício para fabricação do chip, presente nos computadores. A importância da argila é pela sua plasticidade, cor e resistência, para a perfeita realização do trabalho. A matéria prima é argila (barro). Argila é a mistura de terra especial e de água. Eu faço a escultura ou o modelo de argila, começando normalmente pelo rosto (cabeça), depois tronco e membros.

Água

É o elemento líquido que se mistura a argila para que gere plasticidade para que possa criar o personagem.

Forma de Silicone

Quando a produção requer uma tiragem maior tenho que fazer o modelo que antes era argila, agora em silicone, pelo fato desse material ser maleável.