O Artista
Tudo é a mesma coisa. Até passar pelo fogo (paixão), que transmuta tudo na matéria mais resistente ao próprio tempo. Aí vira terracota ou cerâmica.
Aqui está uma pequena mostra, uma fase daquilo que faço. E nunca sei qual será a próxima, porque faz parte do não aprisionar a vida. Dar sempre asas ao Espírito para que se manifeste, se faça. Ele é maior e melhor do que eu: sou só aprendiz nos seus caminhos.
Nesta fase de personagens humanistas/culturais falo de um Brasil que deu e dá certo. Da humanidade da qual me orgulho de pertencer, de ser da mesma espécie. Acredito que o homem se constrói pelo seu fazer. Não estou aqui gratuitamente. O trabalho de um ser sensível é contribuir para melhorar o mundo, em todos os seus aspectos: estéticos, sociais e afetivos. Contribuir para a formação de um mundo melhor de forma lúdica, inventiva, tolerante, terna e generosa.
Agradeço a todos que admiram, compram ou vendem o que faço: é o elogio mais importante, definitivo e grande estímulo para criar, seguir em frente.
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Minha Ópera
Criação do Personagem
A escolha depende de QUEM É, o QUE FEZ e o QUE REPRESENTA a figura a ser retratada. O que fez, a sua obra contada por si ou por outros. Se escritor, seus livros, sua poética e o ser humano que foi ou é. Se compositor, as suas letras, sua poética, sua música. Esses dados valem para todas as áreas das personagens que eu crio: cinema, artes plásticas, humanidades, etc. O meu trabalho é realizado depois de muita pesquisa, critério e paixão.
Forma de Gesso
Para realização de mais de uma peça é necessária a criação da Forma e o material utilizado para essa empreitada é o Gesso estuque, usado também na área de construção.
Quando resolvo criar algumas dessas imagens é por um impulso de valorizar e lembrar a obra que realizam ou realizaram na vida. São pessoas que não deveriam ser esquecidas, mas lembradas sempre, pela capacidade de esforço, criação e superação . Enfim uma história vivida intensamente. Para criação de um personagem eu preciso de informação, emoção e imagem, tudo que possa ajudar nesse processo.
Terra - Argila
O material que uso para criação dos personagens é encontrado em todo o Planeta Terra e dela que se retira também o silício para fabricação do chip, presente nos computadores. A importância da argila é pela sua plasticidade, cor e resistência, para a perfeita realização do trabalho. A matéria prima é argila (barro). Argila é a mistura de terra especial e de água. Eu faço a escultura ou o modelo de argila, começando normalmente pelo rosto (cabeça), depois tronco e membros.
Água
É o elemento líquido que se mistura a argila para que gere plasticidade para que possa criar o personagem.
Forma de Silicone
Quando a produção requer uma tiragem maior tenho que fazer o modelo que antes era argila, agora em silicone, pelo fato desse material ser maleável.
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Um homem fazendo coisa, criando, inventando...
O Zé Andrade acha que o tempo que você gasta sonhando é o mesmo que você gasta fazendo.
O Zé faz!
Sua história de vida é a história de um homem fazendo coisas, criando, inventando. Resultado deste mistério que faz um menino do interior, longe de tudo - de qualquer informação ou de qualquer contato com o resto do mundo - descobrir que o que está pintado nas paredes da igreja é mais importante do que a missa que o padre reza.
Era arte o que interessava naquelas lonjuras. Ninguém sabe explicar porque o Deus da missa escolhe um menino e diz: Presta atenção na pintura. E nega a ordem da tia que dizia: Presta atenção na missa.
Zé Andrade criou um espaço só para ele, no Brasil. Ninguém faz igual. Seus bonecos são um retrato do país, do seu tempo, dos homens que, como ele, ajudam ou ajudaram a criar o país que nós sonhamos. Não tem um só barbalho ou só acêeme na sua já famosa galeria.
Fica só faltando ele fazer a estatueta dele mesmo.
Ziraldo
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Os Filhos de Burle Marx
Conheci Zé Andrade em 1976. Impressionou-me, neste primeiro contato, a inteligência superior e a erudição de que era dotado, o que lhe permitia discorrer sobre os diferentes assuntos, refletindo sempre com clareza de raciocínio e bastante poder de convicção. Àquela altura, eu desconhecia sua atividade como ceramista. Depois, então, a bela surpresa, na descoberta da sua arte.
O criador absolutamente original, sua crônica de costumes expressa no seu modo de ver figuras e celebridades no mundo contemporâneo deixaram-me fascinado. Falei sobre ele com Roberto Burle Marx. O mestre do paisagismo revelou-me guardar certa aversão por esse gênero de expressão. Não tocamos mais no assunto.
O tempo passou e Zé Andrade foi se firmando no mundo das artes, conquistando merecidamente a posição que lhe cabia. Nos 80 anos de Roberto Burle Marx resolvi oferecer de presente ao amigo paisagista, uma obra do ceramista: a própria figura de Burle Marx moldada em cerâmica, no formato de miniatura, tal como o ceramista faz com dezenas de outras celebridades. Ofereci um pacote com várias peças. Burle Marx encantou-se.
À noite, no jantar foi distribuindo os bonequinhos aos convidados, enquanto fazia blague, numa verdadeira consagração à arte de Zé Andrade: "São meus filhos. Recém-saídos do meu útero".
Professor Moacyr Bastos - Reitor da Universidade Moacyr Bastos e presidente da Fundação Burle Marx
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Zé Andrade e Seu Povo Miúdo
Moldar figuras humanas em barro foi uma habilidade que se manifestou em Zé Andrade quando ainda menino no interior da Bahia.
Não era figura de ninguém mas os parentes e os vizinhos achavam que ele retratava fulano ou beltrano, coisa que ele só viria a fazer bem depois, já no Rio, com o propósito de homenagear os grandes nomes da literatura brasileira, que admirava: Monteiro Lobato, Jorge Amado, Manuel Bandeira...
Retratou-os em miniaturas coloridas que logo encantaram as pessoas. Aos mais entusiasmados, dava-as de presente. No entanto, como a obsessão por aquelas figuras tomava quase todo o seu tempo, viu que tinha que vendê-las para continuar a fazê-las.
Foi pra rua, estendeu um jornal na calçada e expôs seus bonecos. O resultado ficou aquém de suas expectativas e, por isso, tratou de expô-los em livrarias.
E assim essa turma de pequenas figuras de grandes nomes começou a se disseminar pela cidade, pelo país e pelo mundo. A gente agora os encontra em feiras de livros em Frankfurt, em Paris, em São Paulo, em Tóquio...Muita gente os coleciona, tornaram-se a paixão de crianças e marmanjos.Como que guiado pela mão da poesia, Zé Andrade - com sua galeria de mais de cinquenta celebridades de dez centímetros de altura tornou-se ele próprio um ícone da arte popular brasileira.
Ferreira Gullar
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Paixão Pelo Que Faz
Imagem, sentimento, humor, ternura, altivez, bondade.
A força da expressão do trabalho de Zé Andrade, tanto transmite momentos de nossa história, como instantes lúdicos. A arte, a técnica, a sensibilidade e a paixão pelo que faz, resultam em maravilhosos ícones reconhecidos nacional e internacionalmente. Zé Andrade, você é parte fundamental deste Brasil que tanto amamos!
Vania Bonelli - Secretária Municipal da Cultura do Rio de Janeiro(2000)
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Pílulas de Memória
"Pílulas de memória": é assim que Zé Andrade chama o seu trabalho mais conhecido: a coleção de figurinhas que tomou conta das livrarias e lojas de bom gosto carioca.
Nome apropriado pois o artista, através da caricatura do personagem que sendo um pai-fundador acabou por se tornar um símbolo de uma área do conhecimento (Freud, Marx, Nietzsche), condensou a singularidade daqueles que têm a psicanálise, a sociologia ou a filosofia como vocação.
A galeria também vem se ampliando com a entrada daqueles escritores, poeta ou artistas homenageados em seminários ou datas festivas. Assim quem ama ou estuda a obra de Mário de Andrade vai querer ter naquele canto da estante junto dos livros do autor a imagem colorida e delicada na qual Zé Andrade conseguiu, com sua enorme capacidade de síntese, aprisionar o traço fundamental que identifica e distingue o escritor de nossa predileção.
Isabel Lustosa - Escritora e historiadora